Como organizar seu tempo para estudar

Você é daquelas pessoas que estuda, trabalha, cuida da casa e ainda tem mais uma infinidade de atividades que precisa realizar todos os dias e acaba deixando as obrigações com o ensino para depois? Conciliar as diferentes atividades do dia a dia com nossa rotina não é uma tarefa fácil, mas que precisa ser feita. A ausência de um planejamento afeta diretamente nossa produtividade.

 

Estabelecer uma rotina de estudo exige foco, determinação e disciplina, mas que pode ser resolvida a partir de algumas dicas:

Seja realista: você é quem conhece seu horário e, portanto, é a única pessoa que sabe como organizar um cronograma que não atrapalhe as outras atividades da sua rotina.

Faça boas escolhas: encontre o melhor horário de estudo, durante o dia ou à noite e determine o horário de início e fim.

Organize o espaço: escolha um local exclusivo para seus livros, canetas, cadernos e anotações. Um espaço organizado e acessível otimiza o tempo e você não precisa ficar procurando onde está aquilo que precisa.

Organize seu computador: a mesma organização do local de estudo deve ser aplicada ao espaço virtual. Você pode criar pastas para cada conteúdo, por disciplina ou por dias de produção. E não esqueça: sempre que salvar o arquivo, renomeie conforme o conteúdo para facilitar a busca. O mesmo serve com downloads de fotos, planilhas e outros documentos.

Divida o ciclo: reveja o número de matérias que deve estudar e o tempo que tem até atingir a sua meta. Por exemplo: se são 8 matérias e você tem 2 meses até a prova, estude duas matérias por dia e reserve um dia da semana para exercícios gerais e um descanso maior, assim ficará mais fácil você memorizar os conteúdos.

Concentre: no horário previsto para estudar fique longe das distrações e deixe de lado a televisão, redes sociais e seu celular.

Replaneje: assim que a semana terminar faça um balanço das atividades desenvolvidas e refaça o ciclo, prevendo as dificuldades encontradas na semana anterior e mudando as ordens, para que o estudo não fique cansativo.

 

Saiba mais: Descubra como a tecnologia pode otimizar seu tempo

Deixe uma resposta