Qual carreira seguir?

 

 

Escolher uma carreira é um passo muito importante na vida. Por isso, a maioria das pessoas sentem grande insegurança nesta fase e ficam perdidas quanto ao curso que podem fazer.

Antes de escolher uma carreira, é importante saber o que você faz de melhor e com quais disciplinas você se identifica mais. Situações rotineiras dão algumas pistas: você prefere matemática ou português? Nos trabalhos em grupo, você prefere liderar ou realizar um trabalho já predeterminado por um líder?

1. Conheça as suas habilidades

Para escolher o curso ideal, você deve levar em conta as suas principais características e habilidades. O primeiro a ser considerado, é o autoconhecimento. Anote tudo o que você gosta de fazer procure relacionar com as profissões mais próximas de suas habilidades.

2. Converse com profissionais que já atuam na área

Depois, faça uma lista com as carreiras de interesse e converse com os profissionais que atuam na área, com o objetivo de saber mais detalhes sobre a profissão. Além disso, visite vários locais de trabalho, para ter uma visão mais ampla sobre as oportunidades que o mercado de trabalho oferece.

3. Conheça os detalhes sobre a profissão

Para escolher a carreira, também é necessário avaliar quanto ganham os profissionais da área, qual a empregabilidade no mercado de trabalho e em que tipo de empresas você poderá trabalhar. Procure pesquisas que façam projeções sobre as profissões que estarão em alta nos próximos anos. Essas são informações úteis que podem ajudar na sua escolha.

4. Pesquise o curso

Ao definir a profissão, é preciso buscar informações sobre o curso e verificar qual a área de conhecimento a que pertence: ciências humanas, biológicas ou exatas. Além disso, avalie as faculdades que oferecem o curso, as respectivas grades curriculares e a sua viabilidade financeira em cursar.

5. Não desista

Entretanto, se, após refletir e pesquisar, você ainda não tiver certeza sobre a sua decisão, amplie a sua busca para conhecer outras profissões. Além disso, você também pode fazer testes vocacionais para descobrir outro caminho ou pedir a ajuda profissional de um psicólogo.

Para ajudá-lo nesta fase, apresentamos a relação de cursos que as Faculdades Ponta Grossa oferecem: clique aqui

 

 

Deixe uma resposta