Como cuidar da pressão arterial com a Nutrição?

Está de olho na pressão arterial? Na prática, a pressão alta, como é popularmente chamada, é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que trabalhar mais para fazer o sangue circular pelo organismo. Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/9 e é considerada grave quando está acima de 18/12.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 13 milhões de pessoas com a doença, que atinge principalmente adultos com mais de 60 anos. Além do fator genético e do avanço da idade, a hipertensão também está relacionada à obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, stress e consumo exagerado de sal e de bebidas alcoólicas.

Você sabe quais alimentos deve evitar?

A pressão alta é uma das principais causas de infarto do miocárdio, insuficiência renal e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Para evitar que a pressão arterial aumente, é importante não abusar do sal na comida, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos. Prefira temperos naturais como manjericão, , páprica, cebola, curry, alho ou pimenta, deixando os pratos mais saudáveis e saborosos. Também é necessário evitar o consumo excessivo de frituras em geral, alimentos ricos em gordura, embutidos, enlatados, molhos – como Ketchup, maionese, mostarda, shoyo – temperos prontos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos artificiais.

O hipertenso deve consumir de forma regular frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, por exemplo. Além disso, o estilo de vida também é determinante e as principais recomendações para quem já é hipertenso e pretende evitar o agravamento da doença são: o controlar o peso, praticar atividades físicas e evitar o tabagismo.

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