Você sabe o que é uma Startup?

No mundo dos negócios, o termo startup sempre esteve relacionado a criação de empresas e a sua colocação em funcionamento, porém, entre os anos de 1996 e 2001, com a chamada época da “bolha da internet”, o termo passa a ser associado a uma ou mais pessoas que trabalham na execução de negócios inovadores. Desde então, o número de organizações com essas características não parou de crescer e somente em 2017, mais de 4,2 mil startups estavam em funcionamento no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

No entanto, é necessário esclarecer que por mais que “start up” possa ser traduzida como “começar”, nem toda empresa que está começando é uma startup. Popularizado nos Estados Unidos durante a década de 1990, o termo startup pode ser definido como uma organização temporária que trabalha em busca de um modelo de negócios capaz de ser repetível e escalável.

Em outras palavras, uma startup pode ser resumida como:

– Uma organização temporária: uma empresa só pode ser uma startup por determinado tempo, portanto, recebe esse nome apenas enquanto trabalha em busca de um modelo de negócios efetivo para seu negócio;

– Em busca de um modelo de negócios: as startups têm por característica oferecerem produtos e serviços inovadores, sendo assim, não possuem um modelo de negócio prévio estabelecido. A busca ativa por modelo de negócio que atenda às demandas de determinada organização é um dos elementos que compõe o trabalho nos startups;

– Que seja repetível e escalável: ou seja, um modelo de negócio que consiga atender aos diferentes clientes com o mesmo serviço e capaz de crescer para que contemple à grandes quantidades de clientes.

Por partir de ideias de negócios capazes de proporcionar grande retorno sobre o investimento e possível de crescimento rápido, muitos profissionais de diversas áreas têm migrado para as startups. Outro dado sobre o empreendedorismo criativo é de que 55% das startups brasileiras têm jovens de 20 a 23 anos em sua direção, de acordo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

 

Marketing Autor

Deixe uma resposta