Você sabe o que são as atividades complementares?

São atividades extracurriculares ou complementares todas aquelas relativas ao ensino, pesquisa, extensão e cultura realizadas pelo estudante e que têm por finalidade complementar a formação acadêmica de forma ampla e interdisciplinar. A carga-horária das atividades complementares estará prevista nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, respeitando às Diretrizes Curriculares Nacionais.

As atividades complementares podem ser aquelas realizadas dentro da própria instituição, como iniciação científica, projetos de extensão, monitoria, semanas acadêmicas e palestras; ou atividades externas, em conferências, cursos e workshops. É necessário, porém, que o estudante consulte o regulamento de cada instituição de ensino para saber quais são as atividades aceitas e o peso que cada uma tem. As horas extracurriculares fazem parte da matriz curricular e têm carga horária mínima a ser desempenhada por cada estudante.

 

Qual é a importância das horas extracurriculares?

Para o estudante, as atividades extracurriculares têm por objetivo a valorização da experiência além da adquirida dentro de sala de aula, ou seja, visa o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem de cada aluno a partir de vivências e atividades sociais, humanas, culturais e profissionais. Neste sentido, é importante que os acadêmicos compreendam que as atividades complementares buscam estimular a participação em experiências diversificadas que contribuirão para a sua formação.

Além de ser importante para o ensino-aprendizagem, é válido ressaltar que o cumprimento da carga horária de atividades extracurriculares é requisito indispensável para o estudante realizar a colação de grau.

 

Conheça os cursos de extensão ofertados pelas Faculdades Ponta Grossa e que podem contribuir para suas horas extracurriculares

Deixe uma resposta