Acadêmicos de Nutrição produzem linha do tempo da Saúde Pública no Brasil

Acadêmicos de Nutrição produzem linha do tempo da Saúde Pública no Brasil

O Brasil apresentou nos últimos anos uma rápida mudança nutricional da população, que vem consumindo alimentos cada vez mais industrializados e com baixo índice de nutrientes. Há uma grande relação entre alimentação inadequada e ocorrência de doenças, tais como a diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardiovasculares. Estas doenças podem ser prevenidas por meio de práticas alimentares adequadas.

O nutricionista exerce um importante papel na promoção da saúde, visto que a alimentação auxilia na prevenção e tratamento de doenças. Por isso, a participação deste profissional é fundamental nas equipes multiprofissionais de atendimento da Saúde Pública.

A atuação do nutricionista em Saúde Pública pode ocorrer na área de segurança sanitária de produtos e serviços, na promoção da alimentação saudável, no monitoramento nutricional e no controle dos distúrbios alimentares.

FACPG: formação diferenciada

O Nutricionista exerce importante papel social, principalmente ao promover a alimentação saudável e adequada na atenção básica. Dessa forma, uma das disciplinas presentes na grade curricular do curso de Nutrição das Faculdades Ponta Grossa é ‘Nutrição e Saúde Coletiva’, que visa abordar políticas e programas públicos relacionados à saúde, alimentação, nutrição e ações voltadas à prevenção, tratamento e recuperação da saúde.

Com o objetivo de desenvolver estratégias diferenciadas para a educação em sala de aula, a professora do curso, Fernanda Mattos, organizou a turma em equipes e cada uma deveria apresentar, a partir do uso de materiais reciclados, as datas que marcaram o desenvolvimento da Saúde Pública no Brasil.

A linha do tempo, com os principais períodos, foi definida à critério de cada equipe. Ao final, os alunos realizaram a exposição do trabalho para a turma, sendo um dos quesitos de avaliação a apresentação dinâmica e criativa do tema.

 

91d6b02b-d74e-4b72-b513-96ec1d50b1e2

Linha do tempo produzida pelos estudantes