Devo escolher a faculdade dos meus filhos? Este post fará você ajudá-los a tomar a decisão certa

Devo escolher a faculdade dos meus filhos? Este post fará você ajudá-los a tomar a decisão certa

Nos períodos finais do ensino médio, é muito comum que nossos filhos estejam tendo dificuldades para definir o curso de graduação, pois esta é uma decisão muito importante, que deve ser muito bem pensada e que poderá definir e modificar o rumo de suas vidas. Claro que ninguém é obrigado a permanecer e seguir carreira na área que optou se especializar aos 17 ou 18 anos. Entretanto, tomar a decisão correta nesta época poupa esforços e tempo, afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, devido ao grande desemprego nos últimos tempos no país e, quanto mais cedo o aluno se graduar, mais chances terá de arranjar um emprego de salário alto e boas condições. Devido a isso, muitos pais se fazem a pergunta: “Como escolher a faculdade para o meu filho?” E esta é a dúvida que nós vamos ajudar você a resolver neste post com 4 dicas.

1 – Não obrigue, nem pressione seu filho a escolher o curso de faculdade que você quer

Todo pai deseja ver o filho formado e com sucesso na profissão, isto é verdade. Porém um grande erro que pode ser cometido é querer obrigar os pais obrigarem os filhos a escolher uma faculdade que eles não querem. Esta pressão pode se tornar nada mais do que mais uma das inúmeras preocupações que seu filho está tendo nesse momento, pois ele se sentirá na obrigação de não decepcionar os pais e poderá escolher a faculdade somente para agradar.

 

Escolher a faculdade do filho

Criar conflitos na hora de escolher a faculdade do filho é a última coisa que
você precisa fazer. Imagem: Dona Giraffa.

Se você pressionar demais, pode até conseguir influenciar na escolha, mas lembre-se que ela não será eterna. Se seu filho simplesmente não gosta ou não se identifica com o curso que você escolheu, por mais que se esforce, é possível que seu desempenho seja ruim, além da nula sensação de auto realização. Não o faça perder tempo em uma escolha errada.

2 – Saiba apoiar e faça uma consultoria

Existem casos onde os jovens têm talento para certa área profissional e estão curvados a optar por determinado curso, porém os pais corriqueiramente se encontram no seguinte dilema: “o curso que meu filho quer não vai garantir seu sustento e boas condições de “crescer na vida’”. A situação é delicada, então parta do princípio do primeiro tópico: não obrigue seu filho a nada, mas você pode influenciá-lo a optar por uma escolha mais viável financeiramente. Preste a ele uma espécie de consultoria, apresentando dados verídicos sobre o mercado de trabalho, com comparativos de possibilidade de ganhos, perspectiva de mercado e versatilidade da carreira.

Mas não se esqueça, existem profissões que não têm um mercado vasto atualmente, porém, que estão virando ou podem virar tendência no futuro. Estimule seu filho a conhecer mais sobre a carreira que deseja, visitando os campos de trabalho e conversando com profissionais da área.

Quer ajudar seu filho a escolher a área profissional que mais tem afinidade com a personalidade dele? Clique no botão abaixo e faça o download do nosso Teste Vocacional.

Teste vocacional

3 – Saiba esperar

No final do ensino médio, é normal que surja um certo desespero por parte dos pais e dos próprios alunos para a escolha de um curso e aprovações no vestibular. Mas existem situações em que devemos aceitar que aquele não é o momento certo. A decisão para seguir uma carreira profissional é muito importante e não deve ser tomada de maneira precipitada. É papel dos pais terem paciência e transmitirem essa calma para o filho. Cursar uma faculdade é muito importante, porém nem todo mundo consegue fazer isso de imediato. O tempo perdido ao escolher o curso errado pode ser muito maior do que o tempo de espera após o término do ensino médio.

Alunos querem entrar na faculdade após terminar o ensino médio

Esta pesquisa mostra que no Estado de São Paulo, a grande maioria
dos jovens deseja continuar estudando após o ensino médio. Clique na imagem e acesse a matéria.

4 – Conheça a instituição de ensino

 

Já entendemos que você não irá escolher a faculdade do seu filho, em vez disso, irá orientá-lo para a melhor decisão e apoiá-lo quando for preciso. Além disso, um papel importante para os pais é conhecer as opções de instituições de ensino que o filho tem para o seu curso.  Em muitos casos, serão mais de duas opções e, mais do que isso, mais de duas boas opções. Muito além da escolha entre pública e privada, busque conhecer a estrutura, corpo docente, metodologia e proposta de cada faculdade.

As FACPG preparam seus alunos para o mercado de trabalho regional. Nosso objetivo é tornar possível a entrada do estudante no mercado da região antes mesmo de finalizar o curso, promovendo os estágios com empresas conveniadas, o que traz benefícios para todos os lados envolvidos. O corpo docente de nossos cursos é voltado para a região, com profissionais que aliam o conhecimento teórico com a experiência prática. As aulas são pensadas e elaboradas de acordo com a realidade regional. Quer conhecer melhor as Faculdades Ponta Grossa? Ligue para nós, você pode conversar com nossas secretárias acadêmicas ou solicitar uma conversa com o coordenador de curso.

 

– Unidade Olarias: Rua Tomazina, 710 – Uvaranas

(042) 3025-8555 | (42) 99930-0071

– Unidade São José Rua José Bonifácio, nº 127 – São José

(042) 3025-2081 | (42) 99930-0071

 

Quer conhecer mais sobre os cursos das Faculdades Ponta Grossa para orientar melhor seu filho? Clique aqui e baixe o Guia de cursos das FACPG.

Guia de cursos Faculdades Ponta Grossa