Estágio de Nutrição Prepara Acadêmicos para o Mercado de Trabalho

Estágio de Nutrição Prepara Acadêmicos para o Mercado de Trabalho

 

Os acadêmicos do 8º período do Curso de Nutrição da FACPG concluíram, no final de setembro, a 2ª etapa do estágio supervisionado obrigatório de nutrição clínica. Durante o período de 42 dias, os alunos passaram pela Clínica de Nutrição e pelo Hospital Municipal Doutor Amadeu Puppi Pronto Socorro. De acordo com a professora Enny Antunes Grein, supervisora de estágio de nutrição clínica e coordenadora da Clínica de Nutrição, “o estágio é importante porque permite que o acadêmico coloque em prática o que aprendeu em sala de aula e saia preparado para o mercado profissional”, disse.

A Clínica de Nutrição complementa a formação dos acadêmicos e oferece serviços de qualidade à população. Todas as terças-feiras, os alunos realizam orientação nutricional à comunidade. Quem aguarda o atendimento na sala de espera pode degustar os lanches nutritivos que são preparados pelos acadêmicos e levar a receita para casa.

Além desta atividade, no Pronto Socorro, os acadêmicos mantêm contato com os pacientes do hospital e ficaram responsáveis por apresentar, semanalmente, o estudo de caso de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta atividade é desenvolvida em conjunto com a equipe multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral do hospital composta pelo nutrólogo e coordenador Julian Hmamoto, pela enfermeira Silmara Ribeiro, pela fonoaudióloga Priscila Manita e pela nutricionista Danielle Cavalheiro.

Conforme Grein, durante o estágio no Pronto Socorro, os estudantes também organizaram ações para conscientizar os funcionários do hospital sobre a necessidade da alimentação saudável. “Na 1º etapa, os acadêmicos montaram a estrutura do intestino com biombos, madeira e EVA.  De um lado, as paredes marrons representavam um intestino inflamado, devido à má alimentação e do outro, as paredes rosadas mostravam um intestino saudável, com microvilosidades íntegras, resultado de uma alimentação correta. Na 2º etapa, os alunos passaram receitas de lanches práticos e saldáveis pelo autofalante do hospital e na 3º etapa, montaram uma mesa expositiva composta por alimentos funcionais para os colaboradores provarem”, explicou Grein.

2