Exposição mostra Ponta Grossa vista por novos ângulos

Exposição mostra Ponta Grossa vista por novos ângulos

Mostra fotográfica realizada pela FacPG é aberta ao público e reúne mais de 30 registros de cenas urbanas e da natureza do município

 Durante todo o mês de agosto os alunos do primeiro período de Produção Publicitária da Faculdades Ponta Grossa apresentam seus trabalhos fotográficos em uma exposição, que acontece dentro da unidade de Olarias, durante os três turnos acadêmicos da instituição.

As mais de 30 fotos foram produzidas a partir de temas variados e trabalhos experimentais realizados dentro do laboratório fotográfico da Faculdade. Quem visitar a exposição poderá conferir fotografias gastronômicas, de produtos, cenas da natureza e retratos de cenários urbanos. Segundo a professora Marina Viglus, que coordena a iniciativa, o objetivo da exposição é levar as boas produções para fora do espaço acadêmico. “Muitas vezes temos trabalhos excelentes que a população nem chega a ter conhecimento. A exposição é a forma que encontramos para valorizar o trabalho de nossos acadêmicos e mostrar para as pessoas a qualidade do material que se encontra exposto aqui”, explica.

Além de todo o conhecimento teórico sobre fotografia, os alunos são convidados a colocar em prática as técnicas aprendidas e, assim, desenvolver um novo olhar e uma nova perspectiva para pessoas, paisagens e objetos que retratam. A exposição convida o aluno, também, a desenvolver um senso crítico para avaliar o material que estará em exposição e, assim, criar um refinamento necessário na área de produção publicitária quando o assunto é a seleção de imagens para campanhas, por exemplo.

A professora aposentada Ingrid Aparecida Ditzel Felchak é uma das alunas que apresenta suas produções fotográficas na exposição. Já formada e pós-graduada, Ingrid apaixonou-se pela fotografia e foi incentivada pelo filho a cursar apenas a disciplina de fotografia do curso de Produção Publicitária. Durante seis meses, duas vezes por semana, ela fazia o trajeto de Ivaí para Ponta Grossa para conhecer ainda mais sobre a parte teórica e técnica de fazer retratos. “A disciplina é maravilhosa. Você se envolve, se apaixona e percebe a própria evolução ao longo dos meses. A forma didática com que a professora apresenta o conteúdo foi fundamental para o nosso aprendizado”, afirma. Segundo ela, a exposição ao final da disciplina veio para coroar uma etapa de conhecimento. “A exposição nos mostrou como evoluímos. Quem visitar a exposição poderá apreciar fotos lindas e cheias de identidade. O resultado é magnífico”, finaliza.

Dia da Fotografia

            No dia 19 de agosto se comemora o Dia da Fotografia. A data é uma oportunidade para homenagear e valorizar os profissionais que atuam na área e reconhecer a importância dos registros que eles realizam, muitos deles, marco histórico. A data também é uma excelente oportunidade para visitar a exposição da Faculdades Ponta Grossa.