FACPG realiza Semana de Farmácia em maio

FACPG realiza Semana de Farmácia em maio

No período de 14 a 17 de maio acontece, na Unidade de Olarias das Faculdades Ponta Grossa (FACPG), a Semana de Farmácia. A atividade reúne acadêmicos, professores e profissionais da área com o objetivo de levar inovação ao ensino farmacêutico e apresentar novidades relacionadas ao mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Farmácia.

O profissional farmacêutico tem sido cada vez mais solicitado em inúmeros segmentos da área da saúde e afins. Atualmente no Brasil, o exercício da profissão pode ocorrer em 135 diferentes áreas de atuação, segundo o Conselho Federal de Farmácia (resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013). De acordo com a coordenadora Daniela Gaspardo Folquitto, “a semana de farmácia tem o objetivo de oferecer ao acadêmico o conhecimento de possibilidades de atuação dessas diversas áreas por meio de palestras e minicursos realizados por farmacêuticos atuantes”, afirma.

Os quatro dias de evento reúnem palestras, debates e minicursos voltados às áreas de saúde pública, atenção farmacêutica, manipulação, análises clínicas, hospitalar e estética. Conforme explica Folquitto, durante o evento, haverá uma explanação sobre o Terceiro Desafio Global da Segurança do Paciente lançado pela Organização Mundial de Saúde que pretende, nos próximos cinco anos, reduzir em 50% os danos associados aos medicamentos. A palestra será ministrada pelas farmacêuticas Tatiane Costa, Sheila Glapinski, Camila Flak e Ismard Carvalho.

Além deste tema, também estão previstas as seguintes palestras:  imunodiagnóstico na sífilis – com a dra. Cintia Mezzomo Borges, acupuntura – com a farmacêutica Elisiane Ferreira Magalhães, cosméticos inovadores – com a farmacêutica Rosana Letícia Rosa, manipulação de produtos veterinários – com o farmacêutico Aleixo Dambiske, os cuidados farmacêuticos do paciente idoso – com a farmacêutica Franciely Selonke e Florais de Bach – com a farmacêutica e empresária Juliana Ribeiro.

Foram convidados também para participar da Semana o fiscal do Conselho Regional de Farmácia Ribamar Jones, o conselheiro José dos Passos Neto e o supervisor José Carlos Tozzeto Vettorazzi, que irão tratar da administração de vacinas pelo farmacêutico, conforme a legislação vigente.