Palestra marca lançamento de Startup Garage

Palestra marca lançamento de Startup Garage

As faculdades Ponta Grossa (FACPG), em parceria com o Sebrae, lançaram o programa Startup Garage nesta quarta-feira (18). O evento aconteceu no Centro de Convivência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus de Ponta Grossa e começou às 19 horas. O projeto dará suporte e capacitará pessoas que queiram transformar ideias inovadoras em negócios.

A coordenadora do curso de administração, Verlaine Costa, abriu o evento e falou brevemente sobre a parceria entre a faculdade e o Sebrae. Logo em seguida, a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral Orita, explicou o objetivo do Programa Startup Garage, que fortalecerá o ecossistema de empreendedorismo local e regional.

A palestra principal foi proferida por Matheus Tomio, sócio fundador e CEO da startup CareON e CTO da startup Min´horta. A startup CareON, consiste em uma pulseira de segurança para crianças, que notifica os pais caso a criança seja esquecida dentro de um veículo. Já a Min´horta visa incentivar outas pessoas a cultivarem seus próprios alimentos. A startup foi criada em 2017 e surgiu a partir da ideia de três amigos que iniciaram suas hortas em casa.

Startup Garage fomenta o empreendedorismo

Acadêmicos das Faculdades Ponta Grossa poderão participar do programa Startup Garage, que visa auxiliar na criação e validação de uma startup. A proposta é uma iniciativa do Sebrae que visa fomentar o empreendedorismo no Estado do Paraná dentro das Instituições de Ensino Superior. O programa oferece estratégias que encurtam o caminho entre a ideia e o lançamento do produto no mercado.

O Startup Garage será dividido em quatro etapas. A primeira fase envolve a seleção dos acadêmicos para a participação no programa. A oportunidade estará aberta para acadêmicos de diferentes cursos que irão concorrer a 40 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril, na sala de coordenação do curso de Administração da FACPG.

Na segunda fase, após a formação das equipes, serão trabalhados o comportamento empreendedor, as macrotendências do mercado e o modelo de negócios. Ao final desta etapa, os alunos apresentarão suas ideias para uma banca interna formada por professores e consultores.

A terceira fase será destinada ao desenvolvimento da ideia apresentada e inclui a pesquisa de mercado, a definição dos canais de venda e a prototipagem. Para a avaliação, uma banca de especialistas do mercado será selecionada para definir as 4 melhores ideias. Os vencedores irão para a última fase do processo.

A quarta e última fase compreenderá o planejamento de marketing digital, a preparação para a venda, o planejamento de aspectos jurídicos, contábeis e legais e a captação de investimentos. Após a avaliação da banca, as equipes vencedoras terão a oportunidade de participar do Programa de Pré-aceleração do Sebrae-PR.