APRESENTAÇÃO

 

É função do Setor de Secretaria Acadêmica organizar, coordenar e controlar as atividades relacionadas aos acadêmicos, compreendendo reserva de vaga, matrículas, rematrículas, transferências, notas, requerimentos, documentos solicitados pelos acadêmicos, protocolo, processo de registro de Diplomas e Certificados, etc. Sempre que precisar solucionar qualquer problema o acadêmico deverá se dirigir à Secretaria Acadêmica de sua unidade , que se incumbirá de todos os procedimentos necessários para ajudá-lo.

 

 

Locais e horários de atendimento:

 

 ATENÇÃO

Durante o período de férias, o atendimento aos acadêmicos e ao público em geral será feito somente na Unidade de Olarias de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.

 

Unidade Olarias:
Telefone: (42) 3025-8555 /Ramal: 39

Unidade São José:
Telefone: (42) 3025-2081

Contato

 

Coordenação da Secretaria: secretaria@faculdadespontagrossa.com.br

Matrícula

 

Após a aprovação no vestibular o acadêmico deverá apresentar os seguintes documentos no ato da matricula:

 
02 CERTIDÃO NASCIMENTO E/OU CASAMENTO
01 COMPROVANTE DE ENDEREÇO
01 CPF
02 FOTO 3X4
02 HISTÓRICO ESCOLAR ORIGINAL / CÓPIA
02 RG

Retenção de Matrícula (dependência)

Será promovido ao semestre seguinte o acadêmico que lograr aprovação em todas as disciplinas do semestre em que se encontra matriculado, admitindo-se, ainda, a promoção com dependência em até três disciplinas para os cursos de Bacharelado e de duas dependências para os cursos Tecnológicos. O regime de dependência não dispensa o acadêmico do cumprimento das normas regimentais relativas à frequência e à verificação da aprendizagem.

As disciplinas a serem cursadas em regime de adaptação seguem as mesmas determinações das disciplinas normais, entretanto, é obrigatório ao acadêmico a matrícula em uma adaptação por semestre, no mínimo.

Trancamento de matrícula, Transferência e outros procedimentos

O trancamento de matrícula com direito a vaga é regido pelo Regimento Unificado das Faculdades Ponta Grossa.Será concedido para efeito de interromper temporariamente o curso, mantendo o vínculo com a Instituição, pelo período máximo de quatro semestres consecutivos, comunique por escrito à Secretaria de Registros Acadêmicos e devolva os boletos de pagamento à Tesouraria, a fim de que seja procedida baixa de seu nome nos controles financeiros. Desta forma, evitará que sejam lançados débitos em seu nome, que dariam origem à cobrança nos termos do contrato.

O acadêmico que fizer os requerimentos nos prazos estabelecidos, estará desobrigado do pagamento das parcelas seguintes da semestralidade. Consulte o Calendário Acadêmico para se informar dos prazos. Em não seguindo os procedimentos descritos, o acadêmico responsabilizar-se-á pelo cumprimento de todas as obrigações contratuais até o fim do semestre.

A matrícula pode ser reaberta nos inícios dos semestres letivos, desde que respeitado o tempo máximo, de acordo com as datas do calendário acadêmico. Para a reabertura o acadêmico deverá comparecer à Secretaria para formalizar a solicitação.

Rematrícula

 
Se você não possui nenhuma dependência e/ou adaptação no curso, nem tampouco nenhuma pendência junto à secretaria acadêmica, biblioteca ou outro setor da Instituição, já assinou o contrato indicando seu interesse em renovar sua matrícula para 2015/2, sua rematrícula será automática, bastando apenas à quitação da parcela vincenda para validação de seu contrato.

 

Caso possua alguma dependência e/ou adaptação, deve procurar a Coordenação de Curso para planejamento do seu próximo semestre.

 

Se você necessitar realizar provas de exame para alguma disciplina neste semestre (2015/1) procure a Coordenação de Curso após a liberação dos resultados destes – no máximo até o dia 10 de Agosto. Caso tenha sido aprovado e não tenha nenhuma outra dependência e/ou adaptação, sua rematrícula será automática.
Se houver a necessidade de matrícula em disciplina em dependência e/ou adaptação, você deverá ajustar o seu plano de estudo diretamente com a Coordenação de Curso.

 

Casos diversos serão igualmente tratados junto a Coordenação de seu Curso que definirá sobre a necessidade das orientações a serem encaminhadas por escrito mediante protocolização o mais breve possível em qualquer uma das unidades para sua regularização, retornando dentro de 2 dias úteis para confirmação de sucesso de sua solicitação e providências complementares que se fizerem necessárias junto à Coordenação de Curso.
Acompanhe via aluno on-line sua situação e, existindo dúvidas, procure a Coordenação de Curso.

 

Na existência de alguma pendência junto a Instituição, não será possível acessar de imediato seu cadastro, pelo que, a regularização deve ser feita o mais breve possível.

Transferências

 

 

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Para acadêmico que pretende transferência para outra Instituição deverá comparecer até a Secretaria Acadêmica e solicitar, mediante protocolo, sua documentação para fins de transferência, conforme calendário acadêmico. No momento da apresentação do “atestado de vaga”, expedido pela Instituição de Destino, deverá protocolar na secretaria acadêmica, para expedição da documentação pessoal, que será encaminhada diretamente pelas Faculdades Ponta Grossa à Instituição de Destino.

Para acadêmico que quiser ingressar nas Faculdades Ponta Grossa deverá apresentar na Secretaria da Faculdade os seguintes documentos:

– Histórico original e atualizado;
– Atestado de vínculo;
– Planos de ensino das disciplinas já cursadas e aprovadas;
– Sistema de avaliação;
– Portaria de autorização e/ou reconhecimento do curso.

TRANSFERÊNCIA INTERNA

Será concedida dentro do limite de vagas existentes no turno/turma/curso almejados, mediante apresentação de documentação que justifique a transferência. O acadêmico deverá comparecer à Secretaria para formalizar a solicitação mediante protocolo, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico.