Segurança do Trabalho em UANs é tema de palestra na FACPG

Segurança do Trabalho em UANs é tema de palestra na FACPG

A professora do curso de Nutrição Thiciane Martins, responsável pela disciplina Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição, convidou o técnico em Segurança do Trabalho, Paulo César Pavoni, para ministrar uma palestra aos acadêmicos dos 5º e 6º períodos.

Durante a atividade foram abordados temas a respeito da segurança no trabalho, tendo em vista a necessidade deste conhecimento pelo Nutricionista que trabalha em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

A UAN é um ambiente que visa garantir boas práticas de produção, estrutura adequada, higiene das instalações e uso racional dos alimentos, evitando-se desperdícios. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Josiane de Oliveira Almeida, “as UANs são ambientes que oferecem uma série de riscos operacionais, em decorrência do intenso movimento de profissionais e por conter uma grande variedade de equipamentos”, conta.

A coordenadora explica que para se evitarem acidentes de trabalho é necessário um conjunto de medidas técnicas e educativas. “Dessa forma, o profissional tem a capacidade de trabalhar preventivamente ou de prestar o socorro imediato”, diz Josiane Almeida.

Segundo Thiciane Martins, a realização desse tipo de atividade é importante para a formação dos acadêmicos. “O nosso objetivo é mostrar aos alunos como evitar acidentes, conter um incêndio e também como fazer os primeiros socorros. Ao longo do processo, os alunos aprenderam a fazer uma reanimação cardiopulmonar (RCP) e a manobra de manobra de Heimlich para a desobstrução vias aérea. Um gestor de restaurante, muitas vezes, precisa socorrer o funcionário rapidamente, por isso é importante que esteja preparado”, afirma docente.