Vale a pena cursar a segunda faculdade?

Vale a pena cursar a segunda faculdade?

Muitas pessoas têm o sonho de se graduar em uma faculdade ou universidade, arranjar um bom emprego e, a partir daí desenvolver uma carreira. Na maioria destas carreiras, o mercado de trabalho exige o aprimoramento dos conhecimentos, seja cursando uma pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos técnicos ou qualquer tipo de especialização relacionada. Há um outro grupo de pessoas, no entanto, que não se sentem confortáveis com sua formação e começam a pensar em cursar uma segunda faculdade. Existe ainda, um terceiro perfil, que mesmo estando satisfeito com a área que optou cursar, busca uma segunda graduação em uma área relacionada, também com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, ou até mesmo por hobby.

 

Mas será mesmo que fazer uma segunda graduação vale a pena? Isso depende muito de você! Mesmo algumas pessoas que não imaginavam sequer pisar novamente em uma faculdade, acabam fazendo isso depois de muitos anos, pois existem algumas boas razões para cursar uma segunda faculdade. Listamos algumas delas a seguir.

 

– Vantagem no mercado de trabalho em que você atua;

Se o seu perfil é de quem pretende continuar no ramo de atuação que já está inserido, cursar a segunda graduação pode representar um excelente diferencial para o seu currículo. Optando por um curso que tenha relação com a sua carreira atual, além de adquirir novos conhecimentos teóricos e práticos, que irão ajudar você a se tornar um especialista melhor, isto também agregará valor à sua imagem profissional, tornando-se aquele “plus” que vai lhe garantir uma vaga de emprego ou uma promoção de cargo.

 

Cursar segunda faculdade

Cursar uma faculdade pode ser uma grande oportunidade para se destacar no
mercado de trabalho. Imagem: advantage.edu.pl

 

– Mudança de carreira;

Você é alguém que está buscando mudar a carreira profissional, seja por perceber a falta de afinidade com seu ramo profissional atual, ou por querer realizar o sonho de seguir uma profissão específica? Então cursar uma segunda graduação também é uma ótima escolha. Primeiramente, tenha certeza de que não se identificou com seu primeiro curso escolhido e não tem boas perspectivas quanto a atuar nesta área. Se você tiver certeza de que seu futuro não é por este caminho, vá em frente e escolha seu segundo curso.

Mudar de carreira segunda faculdade

Se você está querendo mudar de carreira, não deixe pra depois, tome uma inciativa
e inicie a segunda graduação. Imagem: peopletekcoaching.com

 

– Uma decisão segura;

A segunda faculdade geralmente representa uma decisão mais segura do que a primeira. O motivo para isto é que são comuns os casos em que o primeiro curso do aluno foi decidido sob grande pressão no passado. Ou mesmo porque era algo que o aluno queria na época, mas quando começou a cursar, passou a ter uma visão diferente sobre o curso e perdeu o interesse. Fazer a segunda graduação carrega uma vantagem neste aspecto, pois geralmente esta decisão é tomada em uma época de maior amadurecimento e solidez financeira, o que representa maiores possibilidades de uma escolha mais assertiva e segura.

 

– A realização de um sonho

Algumas vezes, a decisão de cursar a segunda graduação está relacionada a realização de um grande sonho. Isso acontece muito quando o estudante, ao escolher sua primeira faculdade, tem incertezas em relação ao retorno financeiro que o curso sonhado poderia dar, optando então por uma graduação que gera um retorno maior e mais rápido em seu mercado de trabalho. Passado alguns anos, com a estabilidade financeira, surge a oportunidade de entrar no curso dos sonhos, motivado por uma realização pessoal e não financeira. E quem sabe, esta segunda graduação acabe dando tão certo que se torne a sua maior fonte de renda. Por que não?

 

– O curso de administração, devido a sua versatilidade

Uma faculdade de administração é indicada por se tratar de um curso bastante versátil, que pode ser aproveitado tanto como uma primeira graduação, quanto como uma graduação complementar. É muito comum que os alunos utilizem o curso de administração como segunda graduação no momento em que abriram, ou irão abrir seu próprio negócio, muitas vezes, relacionado à área de atuação de sua primeira formação. Sendo assim, a faculdade de administração é procurada para adquirir maiores conhecimentos de gestão, para servir de complemento aos conhecimentos específicos do negócio, que podem ser dos mais variados. Por exemplo: escritórios, farmácias, clínicas, etc. Clique aqui e conheça o curso de Administração das Faculdades Ponta Grossa.

 

– Segunda faculdade ou pós-graduação?

Optar entre uma nova faculdade ou uma pós é uma decisão que dependerá do seu perfil profissional. Caso você esteja satisfeito com a sua área de atuação, se dê bem com o seu trabalho, tenha boas perspectivas para o futuro nesta área e tenha disponibilidade financeira para realizar uma pós-graduação, recomendamos que siga este caminho. Clique aqui e conheça os cursos de pós-graduação das Faculdades Ponta Grossa.

Porém se você está com dificuldades para encontrar um emprego, ou está insatisfeito com o caminho que escolheu, busque por um novo curso em uma área diferente, pois cursar uma pós-graduação não resolverá suas dificuldades.

 

Se você já optou por fazer uma nova faculdade, em qualquer um dos casos, é muito importante que você, antes de ingressar no novo curso, tome cuidado em alguns aspectos. Esteja ciente de que a nova graduação exigirá muitos esforços, provavelmente tanto quanto o seu primeiro curso. Além disso, é provável que você esteja trabalhando, tenha uma família, ou outras responsabilidades e será preciso conciliar tudo isso com os trabalhos, provas e aulas da sua nova faculdade.

Outro cuidado que você deve tomar ao cursar uma nova faculdade, é no aspecto financeiro. É possível utilizar financiamentos como o FIES para segunda graduação, porém a concorrência é mais acirrada, devido a menor disponibilidade de vagas, clique aqui e entenda melhor. Já em relação ao Prouni, as bolsas não contemplam estudantes já graduados. Você também pode buscar outras opções de financiamento que a sua instituição de ensino disponibilize. As FACPG disponibilizam um financiamento próprio, o CONFIE, podendo financiar até 50% do valor do seu curso, clique aqui e saiba mais.

 

Conheça o financiamento confie